"Bloco de um tema só" Dar a César o que é de César e ao Povo o que é do Povo: saúde, educação, transporte... públicos e de qualidade. Somos Todos Cidadãos!
Em 1978, um grupo de foliões, liderados pelo Auditor – Fiscal Francisco Favilla, criou o Bloco Recreativo Carnavalesco Fazendários do Amor – BRCFA, com o propósito de “Unir pela Alegria” os servidores do Ministério da Fazenda, MF/RJ, independentemente do cargo ou da função exercida.
No carnaval de 2014, influenciados pelas manifestações populares ocorridas em junho de 2013 em todo o país, em prol de serviços públicos de qualidade, criamos o tema “Dá a César o que é de César e ao Povo o que é do Povo: saúde, educação, transportes públicos e de qualidade! Somos todos Cidadãos! Agregando ao lema inicial a expressão “Lutar pela Justiça Fiscal”.
Esse tema deverá ser repetido nos próximos carnavais até que tenhamos no Brasil uma verdadeira Justiça Fiscal. Hoje o que existe no país é uma política fiscal Robinhoodiana às avessas, ou seja: os governantes tiram dos mais pobres e da classe média através dos impostos que recaem sobre o consumo, bem como do imposto na fonte sobre os salários, e dão para os mais ricos por meio de empréstimos subsidiados do BNDES, de privatizações a preço de banana, de obras públicas superfaturadas, de benefícios fiscais e do pagamento da dívida pública com uma das maiores taxas de juros reais do mundo.
Se como funcionários públicos, vinculados ao Ministério da Fazenda, mais especificamente à Receita Federal do Brasil, temos a obrigação legal de combater a sonegação de tributos por parte dos contribuintes, como cidadãos temos o direito (dever) de combater a sonegação, por parte dos governantes, dos Direitos Sociais previstos na Constituição Federal de 1988, tais como saúde e educação públicas e de qualidade para toda a população brasileira, até construirmos uma sociedade verdadeiramente democrática, com justiça social e feliz! Por que não?